CÓDIGO DE CONDUTA
IWC - BRASIL
O Código de Conduta e Ética Profissional e Estudantil da IWC Brasil, elaborada por Sifu Ebert, estabelece diretrizes fundamentais que visam não apenas a formação técnica e física dos alunos, mas também seu desenvolvimento ético e moral.
1. Zelar pelo Bom Nome da Classe: Os professores devem cultivar uma imagem positiva da classe de Kung Fu IWC, promovendo a colaboração e o respeito mútuo entre colegas e outros profissionais, criando uma rede de suporte que fortaleça a credibilidade da profissão.
2. Consciência do Papel Social: É crucial que educadores reconheçam seu impacto na formação de cidadãos saudáveis e conscientes. Isso implica em engajamento com a comunidade e promoção de valores que incentivem a cidadania ativa.
3. Dedicação ao Estudo: A busca constante por conhecimento é essencial. Professores devem participar de cursos, workshops e seminários, além de se manter atualizados sobre as práticas pedagógicas e as inovações dentro das artes marciais Kung Fu Wing Chun.
4. Abordagem Holística: É imperativo que os profissionais considerem o aluno em sua totalidade, integrando aspectos físicos, mentais e energéticos na prática do Kung Fu IWC, respeitando as individualidades e necessidades de cada aluno.
5. Respeito Profissional: O respeito deve ser a base de todas as interações, não apenas entre colegas, mas também em relação a outros profissionais da área, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo.
6. Busca por Conhecimentos Fundamentais: A formação contínua em áreas como psicologia e fisiologia capacita os professores a compreender melhor seus alunos e a oferecer um ensino de qualidade, respeitando as diversas dimensões do aprendizado, assim como também, cinesiologia aplicada, biomecânica humana básica, anatomia humana e fisiologia para buscar avanços e evoluções do conhecimento técnico do Kung Fu IWC.
7. Limites de Competência: Os profissionais devem ter a clareza de suas habilidades e limitações, evitando comprometer a segurança e o bem-estar dos alunos ao aceitar responsabilidades além de suas capacidades.
8. Cumprimento das Leis: O respeito às leis é fundamental para a formação de cidadãos exemplares. Professores devem ser exemplos de conformidade legal e orientar os alunos sobre a importância de seguir normas e regulamentos.
9. Modelo de Comportamento: A promoção de um estilo de vida saudável é essencial. Professores devem exemplificar hábitos que promovam bem-estar físico e mental, servindo como inspiração para seus alunos.
10. Educação e Conscientização: É fundamental implementar programas de conscientização sobre os riscos associados ao uso de substâncias entorpecentes, abordando as consequências diretas na saúde e no desempenho dos alunos.
11. Promoção da Inclusão: A equidade no tratamento dos alunos deve ser priorizada, garantindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades, independentemente de relações pessoais ou circunstâncias externas.
12. Criação de um Ambiente Seguro: Um espaço seguro e acolhedor permite que os alunos compartilhem suas preocupações sem medo de julgamentos, promovendo um suporte emocional essencial para seu desenvolvimento.
13. Diálogo Aberto: Manter canais de comunicação abertos é vital para que os alunos se sintam à vontade para discutir desafios, incluindo pressões sociais e emocionais.
14. Integridade do Ensino: A prática do Kung Fu IWC deve valorizar tanto as habilidades físicas quanto o desenvolvimento pessoal, incentivando valores éticos e morais que contribuirão para a formação integral dos alunos.
15. Conduta Moral e Ética: A manutenção de altos padrões éticos é fundamental para a criação de um ambiente respeitável onde todos os alunos possam prosperar. Ter uma regra de conduta que caracteriza as imposições e proibições que a pessoa coloca sobre si mesma em relação a decisões e atitudes relacionadas ao comportamento da pessoa. Ter uma forma de se comportar no seu meio social.
16. Promoção da Saúde e Bem-Estar: Incentivar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular, é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos.
17. Educação sobre Substâncias: Informar sobre os riscos do uso de substâncias, incluindo álcool e drogas, é crucial para prevenir comportamentos prejudiciais e promover um ambiente de aprendizado seguro.
18. Organização de Eventos Educativos: Workshops e palestras com profissionais da saúde podem enriquecer o entendimento dos alunos sobre os impactos do uso de substâncias.
19. Apoio a Alunos: Oferecer suporte e encaminhamentos para aconselhamento é fundamental para ajudar aqueles que enfrentam problemas relacionados ao uso de substâncias entorpecentes.
20. Cultura de Respeito: Fomentar um ambiente onde a disciplina e a camaradagem sejam prioridades ajuda a desencorajar comportamentos autodestrutivos.
21. Comunicação com Familias: A colaboração com familiares é vital para garantir uma abordagem unificada na educação sobre os perigos do uso de substâncias entorpecentes.
22. Reflexão Crítica: Professores devem estar abertos a discutir e refletir sobre suas práticas, buscando sempre melhorar a qualidade do ensino e a ética na formação dos alunos.
23. Conduta Moral e Ética: A ética dos professores é essencial para a formação de indivíduos dignos e respeitáveis, contribuindo para um ambiente de aprendizado positivo.
24. Transparência: A honestidade sobre qualificações e métodos de ensino fortalece a confiança entre alunos e educadores. Levar o aluno a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, um pensar individual pela importância da filosofia. Os valores éticos fundamentais para que a sociedade viva em harmonia.
25. Respeito ao Aluno: Trata-se de um princípio fundamental que deve ser aplicado a todos, independentemente de suas características individuais.
26. Consentimento e Segurança: É essencial que todos os alunos compreendam e aceitem os riscos associados às práticas marciais, garantindo um ambiente seguro.
27. Compromisso com a Comunidade: Envolver-se em atividades que promovam o Kung Fu IWC como ferramenta de desenvolvimento social é vital para a construção de uma comunidade saudável.
28. Respeito às Tradições: Honrar a cultura e as tradições do Kung Fu IWC ajuda a preservar seus valores fundamentais.
29. Espírito Esportivo: Promover um ambiente de competição saudável onde o respeito e a camaradagem são priorizados é crucial para o desenvolvimento dos alunos.
30. Liderança Ética: Professores e seus assistentes devem ser líderes que promovem um ambiente seguro e respeitoso, servindo como modelos para seus alunos.
31. Prevenção de Abusos: É importante educar os alunos sobre o uso responsável das habilidades marciais, esclarecendo as consequências legais e escolares de comportamentos inadequados.
32. Lealdade: A fidelidade aos princípios do Kung Fu IWC e à comunidade é um valor que deve ser cultivado.
33. Denúncia de Comportamentos Antiéticos: A disposição para relatar comportamentos inadequados é fundamental para manter a integridade da classe profissional.
Essas diretrizes são fundamentais para promover não apenas o desenvolvimento físico dos alunos, mas também sua formação ética e moral, preparando-os para serem cidadãos conscientes e responsáveis. A implementação efetiva da Cartilha de Boa Conduta contribui significativamente para a qualidade do ensino e a formação de uma comunidade saudável e respeitosa dentro da IWC Brasil.
(Sifu Ebert, JUL 2025).